quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Alguém me explica?

Porque eu desisti.
Eu já disse por aqui que a escola pra mim sempre foi meio fácil, que eu era CDF e blá blá blá. Não estou me gabando. Certeza que para você, leitor mais ou menos da minha geração, a escola foi fácil também. Assim como para seus colegas.
Eu não tenho lembranças de colegas indo muito mal nas provas. Sofrendo para aprender tabuada. Perigando repetir de ano na terceira série. Repetir de ano? Meo deos, isso era para os maus elementos, aqueles que a gente tinha medo de chegar perto.
Pois hoje elas sofrem. Aprender, para várias, é uma luta diária. Lembrar coisas básicas do tipo olhar a agenda pra ver se tem lição de casa exige um esforço quase sobre humano. Compreender padrões, lógica, raciocinar sobre qualquer coisa é para elas um mistério maior que a vida após a morte. E isso aos nove anos.
A escola está mais difícil? Muito pelo contrário.
As crianças estão mais burras? Difícil dizer.
"Idiocracy" tinha razão? Temo que sim. É o Darwinismo ao contrário mostrando suas garras.
Vira e mexe aparece um estudioso querendo provar que internet e video games deixam as pessoas mais inteligentes. Mas onde é que estão estas pessoas? Criando essas crianças é que não é. E eu nem vou discutir isso por que não tenho dados e não pesquisei. Tudo que eu digo aqui é no chute, baseado no que eu vejo diariamente na escola. Vejo crianças dependentes, inertes e, desculpem, burras. A molecada que estudou comigo na segunda série era mais esperta que a quarta série para a qual eu dou aula hoje.
E isso me preocupa muito, mas muito mesmo.

3 comentários:

zoreba disse...

Ah,isso é simples pacas.
VideoGame/Internet realmente pode aumentar o raciocinio, mas... isso não nos torna menos preguiçosos!
Veja bem tia, eu tenho 18 anos, em teoria , alguma consciência dos meus atos tenho, e me lembro de muito da minha vida escolar. Ja reprovei,por sinal -bem que naquele ano, o titulo de mau elemento, me caia bem - olha só, eu tenho uma capacidade de racicionio para desafios incrivel, me da um jogo qualquer, que assim que eu aprender a me mexer, eu começo a fechar facil , só que ta limitado a jogos, savvy? Não é que tenha um chip que me impede de pensar em outros momentos, é que eu tenho uma puta preguiça disso. Pra que estudar pra uma prova,se eu tenho 12 jogos diferentes?
-Nota: Em casos ridiculamentes raros,quando eu me dedico a uma prova, as vezes mesmo sem estudar, eu gabarito as provas, mas como eu disse,eu tenho um raciocinio preguiçoso ,logo raramente faço isso-

Resumindo: O racicinio aumenta, mas a preguiça em dobro, a "rebeldia" começa cada vez mais cedo então fica dificil pros pais marcarem em cima ....

Tio Xavier™ 4.5 Plus disse...

O que mudou? É que antes os pais nos faziam ralar. Agora, como ficam ambos ausentes por todo o dia, compensam a falta de educar com trocentos brinquedos, roupas de marca e quinquilharias, conforme o bolso de cada um. Isso sim mudou.

Gabriela Martins disse...

Eu tenho uma teoria pra explicar isso, que seria a falta de estímulo dessas crianças. Leia "estímulo" como pais prestando atenção no desenvolvimento escolar dos filhos, ajudando a resolver deveres de casa difíceis e cobrando um bom desempenho; escola que não se intimide com pais ofendidos e cobre tb desempenho das crianças, etc.

Um caso que ouvi há pouco tempo me espantou. Era uma menina que era excelente na escola, até o dia em que a mãe foi numa reunião e os professores perceberam que ela (a mãe) era surda. Depois disso o desempenho da menina caiu horrores, sem nenhuma razão aparente. Descobriram que os professores estavam tratanto a menina como se fosse ela a deficiente, pararam de cobrar dela, etc.

Foi bem esclarecedor pra mim.