segunda-feira, 10 de março de 2008

A imbecilidade humana não tem limites

GO: menino de 8 anos passa em vestibular da Unip
Márcio LeijotoDireto de Goiânia
O estudante João Victor Portelinha de Oliveira, 8 anos, que cursa o quinto ano do ensino fundamental, em Goiânia (GO), foi aprovado no vestibular para o curso de Direito da Universidade Paulista (Unip).

Mesmo faltando sete anos para concluir os estudos, sua fama de "nerd" deve aumentar ainda mais na escola particular Imaculada Conceição, onde ele é conhecido por ser um bom aluno. Seus colegas de classe estão na faixa dos 10 anos e, mesmo assim, suas notas são boas.
A Unip tem um dos maiores campus do País - entre as instituições particulares de ensino superior. Foi tudo muito rápido. Na quinta-feira da semana passada, João Victor fez a inscrição no vestibular pela Internet.
No dia seguinte, compareceu com o documento de identidade nas instalações da faculdade e fez uma prova de múltipla escolha, mais a redação, em um computador em uma sala sozinho. O resultado veio já na segunda-feira, dia 3: João Victor - que nunca teve uma aula de Física, Química ou Filosofia - estava entre os novos calouros da Unip.
Ontem, os pais pagaram os R$ 506,86 da matrícula, mesmo sem saber se o filho poderá freqüentar as aulas. Hoje o estudante foi na Unip fazer a inscrição.
Em entrevista à imprensa, o garoto disse que achou a prova fácil. Afirmou ter pegado "uns livros" do pai para ler antes do exame, e que fez uma revisão do que aprendeu até então. "Eu fiz uma revisão do que aprendi da 1ª à 4ª série. Não sabia nada de Física, sabia algumas de Matemática e nada de Química", disse.
João Victor disse sonha em ser juiz "quando crescer" e que já se enxerga como um calouro de Direito. Os pais de João Victor esperam que o filho possa cursar a faculdade paralelamente ao ensino fundamental e médio.
O Conselho Estadual de Educação (CEE) informou ontem que o garoto não pode ser matriculado em uma instituição de ensino superior. O artigo 44, inciso II da lei federal 9394/1996 (Lei de Diretrizes de Base da Educação) diz que para cursar o ensino superior é preciso que a pessoa tenha concluído o ensino médio e ser classificada em processo seletivo. Há casos na Justiça, entretanto, de estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e conseguem o direito de se matricularem em cursos superiores para os quais foram aprovados.

http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI2658566-EI8266,00.html

A tal notícia me levou a tecer algumas considerações:
1. Que faculdade energúmena é essa que permite que alguém que nasceu em 2000 preste vestibular? Acharam que ele era anão? Não precisa de RG para prestar vestibular? Aliás, precisa ser alfabetizado para entrar na UNIP?
2. Que faculdade energúmena é essa que faz um vestibular no qual um moleque de oito anos consegue passar?
3. Que pais energúmenos são esses que acham que um garoto de quinto ano vai conseguir acompanhar um curso de Direito (ainda que seja o da UNIP)?

Me irritei. Tem como cassar a licença de paternidade desses dois?
E se esse garoto fosse meu colega de sala, ia apanhar todo dia pra deixar de ser idiota.

8 comentários:

Paulo Bacalhau disse...

Concordo plenamente com suas 2 primeiras consideraçoes
Quanto à terceira: Se até as patys conseguem pq não conseguiria um puto de 8 anos??

Rodrigo Souza disse...

Não é de hoje que o nível das provas de acesso às universidades e faculdades particulares abrem as pernas para qualquer um que se disponha a pagar a inscrição.

E o caso do analfabeto que não só passou em 2001 pra UNESA e Gama Filho aqui no Rio, como ainda ficou em 9º lugar? Isso só marcando respostas A e B e deixando a redação em branco!

Pelo menos o Joãozinho (deve ser por isso que parece piada...) é alfabetizado, sabe ler e escrever. A redação dele deve ser melhor que muita coisa que ando lendo lá nos meus alunos...

Anônimo disse...

Concordo contigo Tia Paula!
Eu fiquei aqui pensando,poxa,eu estudei anos e anos da minha vida.Tô me estrepando pra terminar o ensino médio,estudando horrores.Aqui no Rio Grande do Sul,a UNIP da vez é a Ulbra,é o vestibular que todo mundo passa .Se bobiar essa criança também passa lá( não estou tirando os méritos da instituição,que tem alguns).Mas se bobiar,daqui a pouco,o dia que eu entrar na faculdade,tenho um colega de 8 anos.

Ninguém merece ¬¬

Thiago disse...

Esse texto é uma bela caricatura da educação no Brasil. Tenho quase certeza que meu cachorro entraria nessas faculdades particulares de beira de esquina.

Preocupante, de fato...

Rodrigo Souza disse...

Que dor
Perfil de uma aluna minha (terceiro período de faculdade):

so conhesendo pra saber pra saber! rsrs ! bom sou muito simpatica, mas groça, quado são desagradavez comigo! sou divertida e brinco e fasso piada de tudo! sou legal! carinhosa com meus amigos, sempre pronta pra ajudalos quando presão de mim! sou muito marcante!

Prefiro acreditar que a redação do Joãozinho é melhor...

Tio Xavier™ 4.5 Plus disse...

Cara teacher:

Fora as "pequenas falhas técnicas e operacionais" que propiciaram a inscrição e comparecimento ao exame seletivo, não duvido do teor do exame em si. Costumam ter níveis bons e ser elaborados por especialistas idem.

O único detalhe é a oferta de vagas versus a quantidade de candidatos, que ajusta as notas de corte para qualquer coisa acima de 0,1. Até o peixe do aquário lá de casa passa.

amanda. disse...

se o moleque tivesse 12, 14, 16 anos a gente iria entender.
mas 8... PORRA, OITO???

ah, isso tudo é mentira.
nao pode. é pegadinha.

Gabriela Martins disse...

Parece pegadinha mesmo.

Haha, e essa semana li no jornal que nas faculdades particulares a desistência chega a 50% (por conta das mensalidades), e a falta de pagamento tb é grande.

Isso que dá criarem UNiEsquina a torto e a direito por aí. Aliás, tem umas que são tão cara-de-pau no lema "vendemos diploma" que colocam no anúncio "preços a partir de 400 reais", como se fosse sacolão.