quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Ah, você é professora?

Eu tinha um amigo dermatologista que, ao ser indagado sobre sua especialidade médica em situações socias, invariavelmente dizia: "proctologista". O fato é que as mesmas pessoas que diante da resposta se sentiam constrangidas em compartilhar seus problemas anais na tentativa de descolar uma consulta grátis não teriam o menor problema em falar sobre suas berebas, coceiras ou micoses com um completo estranho.
Falar sobre a minha profissão causa situações menos constrangedoras, mas nem por isso menos irritantes, a saber:
"Você é professora? E além de dar aulas, você trabalha?" - Sim, criançada, em pleno século XXI eu ainda tenho que ouvir esse tipo de idiotice. Afinal, a gente ganha pouco, acorda cedo e enfrenta 100 crianças ensandecidas entre 7 e 10 anos por hobby.
"Professor é que tem um vidão... Férias duas vezes por ano..." - Elementar, meu caro Watson. Se nós não tivéssemos férias duas vezes por ano teríamos que nos aposentar por invalidez com 10 anos de trabalho e isso seria um prejuízo terrível para o INSS.
"Professora de inglês, é? Tô precisando tanto de aula particular..." - Tentativa de xaveco bastante popular, para a qual já tenho uma resposta padrão: 75 reais a hora aula, vai querer? E só tenho horário de domingo de manhã.
E deixo a melhor para o final. Sexta feira, resolvo me aventurar num boteco apertado, de chão grudento, onde só tem cerveja Itaipava meio quente e os únicos homens disponíveis são terceiro-anistas (na melhor das hipóteses) do Mackenzie. Diante do "sou professora", o mocinho retruca:
"Legal! Minha mãe também!"
Porra, dá para não botar a mãe no meio?

4 comentários:

Red disse...

A minha profissão não tem férias, nem finais de semana, nem feriado, nem natal, nem ano novo... e quando eu falo que quero sair, ainda acham que eu estou louca.

Rodrigo Souza disse...

"Você é professora? E além de dar aulas, você trabalha?" hahaha

Escuto isso o tempo todo. Incrível que algumas pessoas tem a língua maior que as tripas...

Anônimo disse...

Pô, "minha mãe também" é sacanagem!

Teacher Butterfly disse...

"Você é professora? E além de dar aulas, você trabalha?"
Ri muito lendo o post todo, mas principalmente esta parte. Também sou professora de inglês e escuto muito isso. É incrível como as pessoas têm essa idéia de que ser professor é fácil, que não "damos duro". Vai agüentar essas criaturinhas por um dia para ver se é fácil...