quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Mais crônicas da FFLCH

E tinha o Vilaça. O Vilaça deve ter sido o melhor professor de Literatura Brasileira que eu tive na faculdade, e olha que eu nunca gostei de Literatura. Justificava minhas notas medianas com um “eu sou da Lingüística, poxa” e ia levando. Mas eu amava o Vilaça.
O Vilaça fumava muito. Muito mesmo. Praticamente um maço de Holywood por aula, ou seja, em pouco mais de uma hora e meia. Ia falando sobre Machado de Assis e fumando um cigarro atrás do outro, deixando as bitucas em um cinzeiro desses de areia, que há em prédios comerciais, que ficava em cima da mesa dele. Sim, o Vilaça enchia um cinzeiro de areia em cerca de uma hora e quarenta, mas visto que ele dava aula em uma sala tipo auditório, não muito cheia e com várias janelas e ele era mesmo muito gente boa, ninguém nunca se animou a protestar. O povo se conformava em não sentar muito perto dele (ainda bem que, apesar do cigarro, a garganta do velho era boa e ele falava alto).
Um dia um cheiro estranho começou a vir do fundo da sala. Olhamos para trás e um tipinho clichê da FFLCH, a hippie, tinha acendido um incenso no meio do pessoal. Entre espirros, palavrões e gente mudando de lugar, eis que a garota se levanta e grita, apontando para o professor: “Qual é? Se ele pode eu também posso!”.
Claro que não foi possível argumentar. Mas naquele dia um buraco se formou na classe e todo mundo resolveu sentar na frente. E alguém aqui acha que o Vilaça parou de fumar na sala?

4 comentários:

Thiago disse...

Por que gente que curte incenso simplesmente não se conforma que outras pessoas detestem?

Um idiota no meu trabalho às vezes acendia um e ainda respondia aos protestos com um: "Qualé gente, é rapidinho, mó bom..."

Red disse...

Por que gente que curte cigarro simplesmente não se conforma que outras pessoas detestem, e acha que elas têm mais é que tolerar?

Gabriela Martins disse...

Podia ser pior: aquela outra coisa fedida que hippies adoram acender e dar uns tragos (e eu até pensei que fosse isso quando li a palavra "hippie").

Mary Poppins de TPM disse...

Eh, de fato nao teria como argumentar com a menina. Este lance de cheiros eh critico, eu odeio incenso!!
Me deu a ideia de um post.