quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Coisas pequenas que irritam pra caramba

Um dos colégios onde dou aula tem duas turmas na primeira série e duas na terceira. Para não ter que me pagar três horas a mais, a direção decidiu que eu daria aulas para as duas turmas de cada série juntas. Olha que genial!
Só se for pro financeiro da escola. Juntas, as primeiras séries têm 38 alunos. 38 crianças de sete anos que falam e gritam sem parar, não ficam sentadas no lugar e algumas ainda mal sabem ler direito. Para completar, não há sala de aula para 38 petizes, o que me obriga a transportá-las para outro prédio, o da faculdade, onde as salas têm carteiras grandes demais para elas e infra-estrutura zero para uma aula de inglês. Com 50 minutos de aula por semana (dos quais 10 são perdidos entre transporte e tentar fazer a sala se acalmar), qual é a possibilidade de uma aula decente ser dada?
Com as terceiras séries acontece o mesmo. São duas turmas difíceis, indisciplinadas e com crianças com problemas de aprendizagem. Levando em conta que a aula de inglês deveria ser mais dinâmica que as outras, com joguinhos, música e tal, alguém aqui acha que com 40 crianças juntas dá certo? Acabo tendo que dar aquela aula tradicional, com cópia e bronca o tempo todo, coisa que acaba não funcionando. Duvido que aquelas crianças estejam aprendendo alguma coisa.
Acontece que eu já tinha me conformado com o fato de que aluno lá é só mais uma mensalidade, mas hoje descobri que a filha da dona do colégio, que dá aula de Arte, divide as turmas. Todas, até as que não são divididas normalmente, como a segunda e a quarta série. E só eu que me ferre dando uma aula de merda porque o colégio quer economizar 12 horas mensais. Apaputaquepariu, viu?

Obs.: Tem gente que vai dizer que quando era criança estudava em colégio particular e tinha 30 e poucos alunos na sala. Pois bem, leitores, os tempos são outros. O que nós temos agora não são crianças, são mini Katrinas. E quando se juntam, uma Nova Orleans é pouco pra eles.

Um comentário:

Tio Xavier™ 4.5 Plus disse...

O mundo ainda tem salvação, tia! A diretora do colégio da cria, "flera" por sinal, avisou que em 2009 vai diminuir as turmas de 25 para 20 alunos, porque entende que é melhor para o trabalho pedagógico.